segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Meu lado publicitária - A Decisão é Sua

De ontem pra hoje vi muitas notícias sobre o aumento de casos de AIDS e de mortes decorrentes da doença no Brasil.
Me lembrei de um trabalho que fiz na faculdade. Na época analisamos que o grande problema das campanhas de combate a AIDS é o fato de serem muito racionais: na prática todo mundo sabe como se proteger da doença, então talvez repitir a a mensagem "Use Camisinha" não costuma ter o efeito esperado.
Com esta proposta criamos a campanha "A decisão é sua". O conceito é simples: incentivar a prevenção com uma mensagem emocional, mostrando as consequencias da AIDS na vida de um jovem.
Esse tipo de campanha de conscientização tem sido utilizada de mais um menos 1 ano pra cá para reduzir acidentes no trânsito, por exemplo.
Não acredito que a publicidade mude tudo, mas considerando-se que temos altos investimentos em campanhas contra a AIDS e o número de casos e de mortes tem aumentado, talvez mudar o foco das campanhas não seja má idéia.
Só de curiosidade, abaixo os textos dos SPOTs :




Spot 1: Garota Sonhadora

Técnica: Trilha Garota Sonhadora em backgroud.
Locução Feminina:
Quando eu tinha 15 anos eu era uma garota cheia de sonhos. Quando eu conheci o Lucas eu achei que realizaria todos eles. O Lucas foi meu primeiro namorado, eu estava muito apaixonada e me entreguei completamente. Mas o que a gente não sabia é que ele era portador do HIV.
Hoje eu ainda tenho os mesmos sonhos, mas minha vida ficou muito difícil depois que eu descobri que tenho AIDS.
Meu nome é Juliana, eu tenho 24 anos, não posso voltar atrás. Mas você pode se prevenir. A AIDS não tem cura. A decisão é sua.

Spot 2: Garoto Baladeiro

Técnica: Trilha Garoto Baladeiro em backgroud.
Locução Masculina:
Gosto de sair, curtir a vida, ir pra balada... E sem querer me gabar, eu sou o maior pegador. Mas não sou daqueles que pegam 15, 20 e ficam só nos beijinhos, pego 3 ou 4 mas eu pego pra valer.  Numa balada dessas peguei uma que mudou a minha vida. Ela veio de surpresa e me pegou de jeito, foi a única que conseguiu me segurar.
Ela? Ela é a AIDS.
Meu nome é Thiago, tenho 22 anos e não posso voltar atrás. Mas você pode se prevenir. A AIDS não tem cura. A decisão é sua.


Spot 3: Garoto Responsável

Técnica: Trilha Garoto Responsável em backgroud.
Locução Masculina:
Sempre fui um cara responsável sabe?
Meus amigos sempre me zoaram por causa disso, dizem que sou careta, que sou muito novo pra me preocupar, tenho que curtir a vida, viver o momento...
Talvez eles estejam certos, mas não gosto de arriscar.
Só me arrisquei uma vez, e não valeu à pena: por causa dessa única noite eu vou ter que conviver com a AIDS pelo resto da minha vida.
Meu nome é Adriano, tenho 20 anos e não posso voltar atrás. Mas você pode se prevenir. A AIDS não tem cura. A decisão é sua.


Spot 4: Garota Baladeira

Locução Feminina:
Sou baladeira de plantão. Quase toda noite “to” curtindo por aí.
A coisa mais fácil é me ver com algum carinha aproveitando.
Minha vida sexual é bem ativa e sempre me cuidei.
Até que uma noite tomei umas a mais, sai com um cara maravilhoso.
Não queria cortar o clima, fizemos tudo sem pensar no depois. Foi a decisão errada e mudou a minha vida. Nessa noite peguei AIDS.
Meu nome é Natalia, tenho 21 anos e não posso voltar atrás. Mas você pode se prevenir. A AIDS não tem cura. A decisão é sua.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo post e pelo conceito Thaisi.Na publicidade, velhas fórmulas só servem para alcançar velhos resultados, talvez, mudar a abordagem faria mais diferença. Como disse, pensar que podemos me ajudar me anima. Abs

    ResponderExcluir