sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre os insetos interiores


( Inspirado em “A metamorfose ou Os Insetos Interiores ou O Processo” do Teatro Mágico.)

“Existem milhões de insetos almáticos.
Alguns rastejam, outros poucos correm.
A maioria prefere não se mexer.”

Fato inegável do dia-a-dia de cidade grande é que a rotina nos consome. Em meio a correria, a multidão de coisas pra fazer, aos problemas que temos pra resolver, ao trabalho, ao trânsito, acabamos presos a situações que não são de fato a nossa vida.
É como se uma doença, um vírus, no consumisse. E aí a rotina toma o lugar da vida e passamos a nos arrastar ao invés de viver.
São nossos insetos interiores. São nossas atitudes conformadas e comodistas que nos levam para hora após hora e dia após dias se arrastando, sem viver no presente e esperando um futuro que fazemos questão que não chegue.
Não vivemos o presente, pois estamos sempre aguardando algo mais, algo diferente.
E não construímos um futuro porque, mesmo aguardando algo mais, mantemos a mesma atitude, se queremos mudança, temos de mudar primeiro.
O fato é que a rotina nos ensina que “É mais fácil aturar a tristeza generalizada
Que romper com as correntes de preguiça e mal dizer.” O fato é que geralmente estamos tão acostumados à infestação de nossos insetos interiores que os temos quase como animais de estimação. Cuidamos deles. Fazemos com que se proliferem.
Não quero sugerir que é fácil viver assim, mas estamos tão acostumados com essa realidade, que qualquer outra nos parece impossível.
Lutar contra nossos insetos do dia-a-dia não é fácil, mas é simples. São pequenas atitudes que nos tiram do conformismo, que geram vida, que transformam realidade.
Inseticidas contra nossos insetos almáticos são os “bom dia” sinceros, os sorrisos iluminados, as atitudes de amor.
Cada um tem suas peculiaridades do dia-a-dia. Cada um tem seus próprios insetos almáticos. Cada um tem seus próprios inseticidas.
Descobrir os nossos inseticidas para esses insetos não é fácil, provavelmente é um  longo caminho. Mas todo caminho começa com o primeiro passo.
Comece.

2 comentários:

  1. Olá Thaisi!

    Parabéns pela iniciativa, proposta e conteúdo de seu blog.

    Vou segui-lo a partir de agora.

    Deixo meu convite para que conheça, e também siga o meu blog. Será uma honra!

    www.hermesfernandes.com

    Abraço!

    ResponderExcluir