segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sobre estar apaixonado

"Se a paixao fosse realmente um bálsamo
o mundo nao pareceria tao equivocado
te dou carinho, respeito e um afago
mas entenda, eu nao estou apaixonado
"
Renato Russo (Longe do Meu  Lado)

Eu cresci ouvindo a Legião Urbana, o Renato Russo é um dos compositores preferidos da minha mãe - ele disputa espaço com o Cazuza -  e eu herdei dela essa predileção.
Herdei da minha mãe também a mania de sempre associar um fato com uma música. No último fim de semana, conversando com uma amiga fiz isso e  lembrei da música que usei para abrir esse texto, por acaso uma das minhas preferidas. (Você pode ouvi-la aqui)
Adoro essa música porque acredito que todo mundo em algum momento da vida se sentiu assim, quis se livrar de toda a ilusão que uma paixão pode causar, quis viver sem os riscos e por consequência sem a emoção de estar apaixonado. Acho que essa música representa bem a forma que nos sentimos quando queremos nos tornar mais racionais, mais "pé no chão". Porque a paixão afeta nossa racionalidade, nos permite ver coisas que não existem e deixar de ver coisas que são óbvias.
Talvez a paixão seja um bálsamo, um remédio que alivia, que atenua alguns aspectos não da vida. Que nos permite, por um tempo, enxergar a vida mais leve.
Mas  paixão acaba. Sempre. É dessa dor do fim de uma paixão que o Renato Russo fala nessa música.
Não é a paixão em si que é ruim, mas a forma como, as vezes lidamos com ela. E principalmente com o seu fim. É esse fim, e a forma como lidamos com ele que arruína os corações.
Adoro essa música porque acredito que, de certa forma, é bom não querer estar apaixonado. Todo mundo se apaixona, das mais diversas formas, faz parte da vida. Mas não querer estar apaixonado, no meu ponto de vista, é não querer enxergar a realidade diferente do que ela é, não querer atenuar o sofrimento, não querer se iludir.
Sei que isso acontece, sei que a vida não vai respeitar essa minha vontade, mas prefiro o amor do que a paixão. Porque é característica do amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta" enfrentar a realidade como ela é, suportar a dor que ela causa e crer que existe uma forma de continuar caminhando através dela apesar do sofrimento.
Como o Renato Russo, não quero estar apaixonada. Mas quero amar sempre. E se pra isso for necessário me apaixonar, por quem e pelo que for, que seja. Só espero ter a possibilidade de transformar as paixões que valerem a pena em amor. E me livrar daquelas que não valerem a pena.






Um comentário:

  1. Nussa Thata amei o texto, excelente!!!!
    Esta música tem sido minha fase!! rs

    E pleaseee continue a escrever você manda bem!! =D

    Bjoooss

    ResponderExcluir